quarta-feira, 29 de abril de 2009

Realizado Sorteio das chaves da 2ª Divisão 2009

Na última semana, na sede da Liga Desportiva Trairiense, foi realizada a primeira reunião com os presidentes dos times da Segunda Divisão Trairiense. O presidente da L.D.T. Isvardo Viana conduziu as votações aos itens mais polêmicos do regulamento.
Os presidentes dos clubes decidiram que só poderão participar do campeonato da 2ª divisão trairiense, 3 jogadores quedisputaram o último campeonato Trairiense da 1ª divisão.
O CAMPEONATO TRAIRIENSE DA 2ª DIVISÃO 2009 será disputado por 16 Clubes divididos em 4 chaves, (A,B,C e D) jogando todos entre si, dentro de cada chave, classificando-se à fase quartas de final da competição os 1º e 2º colocados de cada chave. Nas fases quartas de final e semifinal, os clubes com melhor retrospecto na competição até o momento, classificar-se-ão à fase seguinte, no caso de seus jogos terminarem com placar de empate. Na final, não haverá vantagem para nenhuma das equipes e em caso de empate no tempo normal, o campeão será conhecido através da disputa de penalidades máximas, logo após o encerramento do tempo normal de jogo.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Arte Local é destaque na Sexta Cultural

A arte local é um dos ingredientes que tornam a sexta cultural tão atrativa. No espaço reservado aos artesãos, vários produtos são expostos e comercializados, divulgando nossa cultura e valorizando os artistas locais. Veremos nas fotos a seguir, a barraca da artesã Regina, quem tiver curiosidade e quiser conhecer melhor as peças, basta ir na próxima sexta-feira ao CPTA e conferir de pertinho como são realmente lindas, as peças e o precinho bem acessível.

Banda Forró Show em 24/04/2009

Apesar da chuva, as atrações da sexta cultural neste dia 27, fizeram com que os frequentadores do evento ficassem até o final das apresentações. As pessoas se abrigaram na parte coberta do CPTA e continuaram usufruindo de tudo o que a Sexta Cultural oferece.
A segunda banda a se apresentar, o Pagode Chega de Manhas, da vizinha cidade de Paraioaba foi muito elogiada e conseguiu prender a atração dos presentes, gerando muitos elogios. Esperamos seus comentários sobre esta postagem e sobre o que você achou das bandas.
Seculttrairi@gmail.com, e você também pode comentar logo abaixo das postagens.
Abraços a todos.

sábado, 18 de abril de 2009

A Já Tradicional Sexta Cultural de Trairi

PROJETO SEXTA CULTURAL
1. Apresentação:
Existem, segundo alguns estudiosos, duas concepções de cultura, a primeira refere-se a todos os aspectos de uma realidade social, a segunda mais especificamente se refere às idéias e crenças da população de um povo, ou seja, ao seu conhecimento.
A primeira concepção diz respeito a tudo que caracterizou aquele povo dentro de um contexto social. Geralmente essa concepção é utilizada quando tercemos opiniões sobre uma outra cultura bem diferente da cultura existente no país, ainda existente ou não.
O segundo contexto está relacionado com intangível, ou seja, refere-se às lendas, as tradições, os costumes bem como a maneira de como esse intangível, está presente na vida social de um povo.

Justificativa:
Da cultura de um povo podemos conhecer a sua história, e quanto mais diversificada extensa for sua cultura, mais rica torna-se sua história. No Brasil existe um certo preconceito pelo conteúdo cultural da população mais humilde, não a conhecendo e muito menos a valorizando, chegando ao cumulo de achar que a pessoas que detém a cultura é aquela que tem a formação acadêmica. É de fundamental importância que tenhamos empregados em nós o conceito antropológico do termo CULTURA como conjunto de modos de ser, viver, pensar e falar de uma dada formação social; e, ao mesmo tempo, abandonar o conceito mais registro, pelo qual a cultura é apenas o mundo da produção escrita proveniente, de preferências, das instituições de ensino e pesquisas superiores.
A grande diversidade da etnia brasileira faz com que cada região tenha um número expressivo de manifestação da cultura popular oriundos da vários paises que foram sendo adaptados e recriados de acordo com cada região.
É justamente essa cultura existente nos recantos brasileiros que torna a nossa sociedade mais fraterna, alegre e simpática. Dentro desta diversidade cultural, destaca-se s riqueza da região nordestina, em especial, o cearense, pelo seu bom humor, criatividade, facilidade no manuseio da arte descrita nas belezas do artesanato.
O presente projeto sexta - cultural se propõe em sua essência, mostrar sua potencial artístico e criativo de nossa gente através de varias manifestações artísticas aqui praticadas. Pretende contribuir para que haja uma maior divulgação dos artistas e conseqüente valorização dessas manifestações (teatro, dança, músicas populares, artes plásticas, artesanato, renda, crochê, esculturas em madeira, brinquedos artesanais, artesanato em palha, em barro; dramas; parlendas, brincadeira de roda; repentistas, violeiros, poeta populares, cantadores, compositores da terra, escritores locais, pintores... etc.). Como forma de reviver a identidade cultural do povo trairiense.

Objetivo:
Gerais:
a Resgatar e revitalizar arte, cultura e artesanato do povo trairiense através de um programa de apresentações semanais (todas as sextas – feiras) nas praças do município e/ ou CPTA (Centro de Planejamento Turismo Ambiental).
a Valorizar e perpetuar praticas culturais, então esquecidas fundamentais para o processo de crescimento social, político e econômico da população.
Especifico:
a Descobrir e divulgar o talento dos artistas populares locais.
a Oportunizar espaço para mostra de trabalhos nessa área.
a Criar oportunidades de interação, informação e torça de conhecimento entre os artistas locais.
a Catalogar e fazer o mapeamento cultural dos artistas e das manifestações culturais de qualquer espécie no município.
a Engajar novos atores no processo de descoberta artística, com a participação das escolas.
a Oferecer, sempre que possível, oficinas para treinamento e capacitação dos artistas ou artesão, levando em consideração a procura por determinado ramo ou categoria de arte.
a Disponibilizar momento entre artistas, artesão e produtores culturais para discussão de processo artístico e capacitação dos mesmos.

Metodologia:
Todas as sextas – feiras no CPTA (Centro de Promoção Turístico Ambiental) teremos uma programação com artistas, artesão e produtores culturais com artistas, artesãos e produtores culturais com mostra de trabalho feitos por artistas locais ou convidado de município vizinho.
Faremos um mapeamento da demanda de artistas existentes e um banco de dados dos mesmos, inclusive com contatos e valores do cachê.
Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, exposição de artes plásticas (pinturas, esculturas) e feira com produtos artesanais.

Abrangências:
O projeto é aberto para todos e qualquer pessoa que deseja divulgar seu trabalho. O material deve ser enviado como proposta para a coordenação do evento que analisará e entrará em contato com os artistas ou artesão, marcado a data de sua apresentação. Abrange, portanto todo o município e por conseqüência, todo o Vale do Curu.
Leida, Márcio Alves e Elano

Leida, Irismênia e Shirliane

Namorados da sexta

Marcos, Voz e Violão, Artista de MundaúLúcius VianaDivertidíssima, Dona TonhaShirliane e Ires (do Cabuçu)Helena Braga e suas amigasAna Cleide e Ana Paula, toda sexta.Alegria dos amigos na sexta culturalMatando a fome na sexta.

A Sexta Cultural foi idealizada pela Administração Municipal e desde novembro de 2007, vem sendo realizada no Centro de Promoções Turístico Ambientais - CPTA. O movimento que começou timidamente, até desacreditado por alguns, hoje tem status de ponto de encontro de pessoas de todas as idades e classe social. A sexta tem figurinhas carimbadas, as quais vamos mostrar aos poucos aqui no blog da SECULT.