terça-feira, 24 de novembro de 2009

V FESTIVAL RENDAS DE TRAIRI

V FESTIVAL RENDAS DO TRAIRI

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Trairi e o Governo do Ceará, através da Casa Civil do Estado tem proporcionado aos trairienses e visitantes, momentos culturais inesquecíveis. Nesta sexta-feira e sábado, na Praça dos Mártires da Terra, centro da cidade, vários grupos culturais apresentaram seus trabalhos e ajudaram a abrilhantar a festa do público que compareceu ao evento que comemora os 58 anos de Emancipação Política de Trairi.

A primeira manifestação Cultural da sexta feira foi promovida pelas alunas da Escola de Ensino Médio Maria Celeste de Azevedo Porto que compuseram e interpretaram uma música em homenagem ao aniversário do Município. Em seguida, alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, executaram uma coreografia que emocionou a todos, sendo muito aplaudidos. A Escola de Ensino Médio Raimundo Nonato Ribeiro apresentou um texto que resgata parte da História da criação do Município e fala das potencialidades do município, mostrando uma boa perspectiva para as gerações futuras.

Encerrando as apresentações desta noite, tivemos a Companhia Flex de Dança com seu grupo feminino infantil, que nos trouxe danças típicas da África.

Completando o sucesso da primeira noite do evento, Rita de Cássia e Banda deram um show de música típica regional.

Já no Sábado, com um público estimado de 4.000 pessoas, as manifestações prosseguiram e já na abertura, um dos momentos mais emocionantes de toda a festa. As “dançarinas” da ACIMITRA apresentaram um número de dança simplesmente contagiante, atraindo todos os curiosos olhares da platéia. Caracterizadas e visivelmente emocionadas, o grupo de mulheres da terceira idade foi aplaudido de pé ao final de sua apresentação. A Escola de Artes Maria Silva Sales também apresentou espetáculo com alunos freqüentadores do curso de dança oferecido por aquela instituição municipal.

Com a já conhecida irreverrência, o Grupo trairiense de Teatro de Rua, Cordão Encarnado apresentou a peça "dia-a-dia de um povo" que fala, entre outras coisas, de política. A performance arrancou muitos risos e muitas palmas ao seu final.

Na sequência, a Companhia Flex de Dança, apresentou aos trairienses o espetáculo de dança de rua – Break, com o qual representou o município na VII Bienal Estadual de Dança. Os Jovens dançarinos apresentaram um estilo irreverente e único que também agradou bastante.

Fechando a noite o Grupo CORPUS, do Distrito de Canan, trouxe um belíssimo espetáculo de dança contemporânea.
As bandas Forró do Miudinho e Maria Caipirinha fizeram a animação da noite de sábado, botando a praça inteira pra dançar ao som de forró eletrônico e suingueira.

Em ambos os dias, nos stands onde estão sendo expostas e comercializadas peças de artesanato de várias cidades do Litoral Oeste do Estado, montados nas ruas que ladeiam a Praça dos Mártires da Terra, o movimento foi bastante intenso, cumprindo um dos objetivos do V FESTIVAL RENDAS DE TRAIRI, o de Geração de Emprego e Renda, além da divulgação do trabalho dos artesãos.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ABERTURA DOS V JOGOS ESCOLARES DE TRAIRI

Com a participação de Escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, tiveram início nesta quinta-feria dia 19, os V JOGOS ESCOLARES DE TRAIRI – JET’s, com a finalidade de promover a integração entre alunos e professores de todas as regiões do Município.

A cerimônia de abertura aconteceu no Prédio da Escola de Artes Maria Silva Sales e teve como ponto alto as apresentações artísticas feitas pelos próprios alunos.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, responsável pela organização do evento, recebeu os alunos-atletas, professores e gestores escolares, além de autoridades do executivo e legislativo que também prestigiaram o evento no final da tarde deste primeiro dia de comemorações dos 58 anos de Emancipação Política de Trairi.

Após a abertura, já aconteceram as primeiras partidas eliminatórias da modalidade futsal, tanto na quadra do PROARES, quanto na quadra poli esportiva da Escola Professor José Néri, na ilha. A Secretaria de Educação, co-realizadora dos jogos, disponibilizou transporte para o deslocamento dos alunos até as quadras dos locais dos jogos e para o seu retorno às localidades de origem após o término das competições.

Amanhã segue, durante todo o dia, as atividades dos V JOGOS ESCOLARES DE TRAIRI – JET’s. Além do PROARES e da quadra da Escola Professor José Néri, o Estádio Municipal Manoel Barroso Neto abrigará as competições de atletismo e futebol.

Confira imagens da abertura da competição.







PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO MUNICÍPIO

20 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

8:00h – Hasteamento das Bandeiras (Praça da Matriz);
8:30h – Casamento Comunitário(CPTA);

8:30h – Encontro com a Comunidade (Clube Municipal);
8:30h – V Jogos Escolares de Trairi – JET’s;

8:30 as 13:30h – Cidadania em ação:
SEC. AÇÃO SOCIAL: Expedição de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento, fotos, Carteira Profissional, atendimento Bolsa Família, corte de cabelo; SEC. DE SAÚDE – Verificação de Glicemia, pressão arterial, ultrasonografia, exames de prevenção do câncer de colo do útero e mama, promoção em saúde bucal e outros.
17:00h – Exposição – Feira de Artesanato;
Produtos da agricultura familiar; Feira ambiental do PROJOVEM e PETI(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). 18:00h – Gincana Cultural interescolar
20:00h – Resgate Cultural de Trairi (Fotos, slides...) Apresentações Culturais
22:00h – Festa Popular(Praça Mártires da Terra)

Banda: Rita de Cássia e Banda


21 DE NOVEMBRO - SÁBADO


8:00h – Continuação dos V jogos Escolares de Trairi – JET’s
SEC. AÇÃO SOCIAL: Expedição de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento, fotos, Carteira Profissional, atendimento Bolsa Família, corte de cabelo;
SEC. DE SAÚDE – Verificação de Glicemia, pressão arterial, ultrasonografia, exames de prevenção do câncer de colo do útero e mama, promoção em saúde bucal e outros.
17:00h – Exposição – Feira de Artesanato;
Produtos da agricultura familiar.
20:00h – Apresentações Culturais

22:00h – Festa Popular (Praça Mártires da Terra)

Banda: Maria Caipirinha e Forró do Miudinho


22 DE NOVEMBRO – DOMINGO


7:00h – Mini Maratona (Av. Cesar Calls);
8:00h – Continuação dos V Jogos Escolares Trairienses – JET’s;

18:00h – Missa de Ação de Graças (Praça da Matriz);

19:00h – Apresentação Cultural;

20:00h – Entrega da Premiação dos V JET’s;

20:30h – Fala das Autoridades;
Show Pirotécnico
22:00h - Show Musical
Bandas: Márcia Felipe e Companhia do Forró, Fixasamba

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

CUMPADE BARBOSA E AS CUMADE, NA SEXTA CULTURAL

Atração especialíssima na última sexta-feira(30/10), no Centro de Promocões Turístico Ambientais- CPTA. A SEXTA CULTURAL, mantendo a linha de incentivo a grupos folclóricos e de apoio a cultura, trouxe o grupo CUMPADE BARBOSA E AS CUMADE.
O sexteto composto por 5 mulheres (Carla Case, Germana, Vládia, Lucineide e Fatinha) e o vocalista Barbosa deu um show de forró pé-de-serra e fez a animação dos frequentadores do evento semanal promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Além da boa música, chamou atenção a integrante Lucineide do Acordeon que fez jus ao nome, tocando a sanfona com maestria e arancando aplausos e elogios do público presente.
O vocalista Barbosa fez questão de atender ao pedido de um fã mais animado e tocou música de Raul Seixas em ritmo estilizado, demonstrando todo o carisma e capacidade da banda. CUMPADE BARBOSA E AS CUMADE é uma autêntica banda de Forró Regional com integrantes dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, com sede em Fortaleza.
Telefones para contato: (85) 8655 3191 ou (85) 8850 3030
Veja as fotos desta sexta.
Lucineide do Acordeon
Carla Case
FatinhaGermana
Vládia