domingo, 27 de dezembro de 2009

LAGAMAR DO SAL, CAMPEÃO TRAIRIENSE 2009

Lagamar do Sal e Purão decidiram nesta tarde de domingo, dia 27 de dezembro, no Estádio Barrosão, a 12ª edição do Campeonato Trairiense de Futebol Amador da 1ª Divisão, competição promovida pela Liga Desportiva Trairiense com o apoio da Prefeitura Municipal de Trairi.
As duas equipes envolvidas na final deste ano nunca haviam conquistado o título de Campeão Trairiense desde que a Liga Desportiva foi fundada em 1997. O Lagamar do Sal, equipe comandada pelo Ex lateral esquerdo Zé Néo, sempre esteve na elite do futebol local e é uma das equipes mais tradicionais tendo uma das maiores torcidas entre os times que disputaram o certame. Já o Purão, equipe da localidade de mesmo nome situada na divisa com o Município de Itapipoca e comandada pelo também ex-atleta Firmino, já esteve na segunda divisão local mas conseguiu retornar e chegou a esta final com uma das melhores campanhas entre todos os clubes participantes.

A partida

Como acontece em praticamente todas as finais de campeonatos importantes, o jogo começou nervoso, com muitos erros de passe de ambas as equipes. O Purão tomou a iniciativa da partida e pareceu muito superior no início pressionando o adversário e quase marcando aos 8 minutos, após cobrança de escanteio.
Porém, o Lagamar equilibrou as ações e em rápidos contra-ataques quase abre o placar ainda no primeiro tempo. Após os 30 minutos o jogo ficou equilibrado, poucas chances foram criadas sendo que as chances mais perigosas foram criadas e desperdiçadas pelo ataque do Lagamar.
No segundo tempo, empurrado por sua torcida que compareceu em massa para apoiar o time, o Corrupião do Vale pressionou e criou várias chances de gol. Só não marcou graças à brilhante atuação do goleiro Zico, do Purão, que operou vários pequenos milagres. Já o Purão tentava investidas em contra-ataques rápidos puxados por seu atacante – Ronaldo, mas que eram sempre neutralizados pela zaga do Lagamar, muito bem posicionada. Apesar do bom nível apresentados pelas duas equipes, o confronto terminou em zero a zero, o que levou a decisão da competição para as cobranças de Penalidades máximas.
O goleiro Zico, apesar de ter apenas 22 anos, já é bem experiente e logo na segunda cobrança do time adversário evitou o gol e pôs o time do Purão à frente da disputa. Porém, o goleiro Matheus, do Lagamar do Sal, defendeu a terceira e a quinta cobrança levando seu time ao inédito e muito comemorado campeonato.

Curiosidades

Os atletas Antônio Marcos e Matheus, do Lagamar do Sal, ganharam dois campeonatos de futebol amador promovidos pela Liga Desportiva Trairiense neste ano de 2009. Ambos venceram o Campeonato da Segunda Divisão, competição que antecedeu a atual, concluída nesta tarde. Para Matheus, a conquista teve um sabor ainda mais especial visto que ambas as competições foram decididas nos pênaltis e nas duas a atuação dele foi decisiva para as conquistas.
O Purão foi a equipe com melhor campanha na fase de classificação e por esse motivo, valeu-se do regulamento para passar às fases seguintes da competição ao empatar com Jenipapeiro e Guajeru antes de disputar esta final. Sua formação tinha no goleiro Zico, no meia Tita e no atacante Capitão suas principais armas. Mas o Purão mostrou-se bastante irregular nas três partidas que antecederam a final, dando sinais de que já não estava com o mesmo poder de fogo do início do campeonato. Na final, teve o apoio da torcida que compareceu em bom número ao Barrosão, mas ainda não foi desta vez que conseguiu o título.O Lagamar conseguiu o inédito título no estádio Barrosão com o retorno de algum de seus principais jogadores e tendo como peças principais, atletas trairienses. O forte da equipe foi o conjunto. O lagamar tinha uma zaga muito bem postada, comandada pelo zagueiro Val(Ral, para os amigos) e um meio de campo tão consistente na armação quanto na anulação de jogadas dos seus adversários. No ataque, o treinador do Corrupião do Vale apostou na dupla André e Roberto, da localidade de Gualdrapas. No início foi muito criticado, até mesmo por sua torcida, que via com certa desconfiança a confirmação dos dois veteranos atletas na equipe. Porém, com a ajuda do Meia Laécio, melhor jogador da competição, a dupla de ataque deslanchou e foi decisiva para a tão esperada conquista.

Nenhum comentário: