terça-feira, 24 de novembro de 2009

V FESTIVAL RENDAS DE TRAIRI

V FESTIVAL RENDAS DO TRAIRI

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Trairi e o Governo do Ceará, através da Casa Civil do Estado tem proporcionado aos trairienses e visitantes, momentos culturais inesquecíveis. Nesta sexta-feira e sábado, na Praça dos Mártires da Terra, centro da cidade, vários grupos culturais apresentaram seus trabalhos e ajudaram a abrilhantar a festa do público que compareceu ao evento que comemora os 58 anos de Emancipação Política de Trairi.

A primeira manifestação Cultural da sexta feira foi promovida pelas alunas da Escola de Ensino Médio Maria Celeste de Azevedo Porto que compuseram e interpretaram uma música em homenagem ao aniversário do Município. Em seguida, alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, executaram uma coreografia que emocionou a todos, sendo muito aplaudidos. A Escola de Ensino Médio Raimundo Nonato Ribeiro apresentou um texto que resgata parte da História da criação do Município e fala das potencialidades do município, mostrando uma boa perspectiva para as gerações futuras.

Encerrando as apresentações desta noite, tivemos a Companhia Flex de Dança com seu grupo feminino infantil, que nos trouxe danças típicas da África.

Completando o sucesso da primeira noite do evento, Rita de Cássia e Banda deram um show de música típica regional.

Já no Sábado, com um público estimado de 4.000 pessoas, as manifestações prosseguiram e já na abertura, um dos momentos mais emocionantes de toda a festa. As “dançarinas” da ACIMITRA apresentaram um número de dança simplesmente contagiante, atraindo todos os curiosos olhares da platéia. Caracterizadas e visivelmente emocionadas, o grupo de mulheres da terceira idade foi aplaudido de pé ao final de sua apresentação. A Escola de Artes Maria Silva Sales também apresentou espetáculo com alunos freqüentadores do curso de dança oferecido por aquela instituição municipal.

Com a já conhecida irreverrência, o Grupo trairiense de Teatro de Rua, Cordão Encarnado apresentou a peça "dia-a-dia de um povo" que fala, entre outras coisas, de política. A performance arrancou muitos risos e muitas palmas ao seu final.

Na sequência, a Companhia Flex de Dança, apresentou aos trairienses o espetáculo de dança de rua – Break, com o qual representou o município na VII Bienal Estadual de Dança. Os Jovens dançarinos apresentaram um estilo irreverente e único que também agradou bastante.

Fechando a noite o Grupo CORPUS, do Distrito de Canan, trouxe um belíssimo espetáculo de dança contemporânea.
As bandas Forró do Miudinho e Maria Caipirinha fizeram a animação da noite de sábado, botando a praça inteira pra dançar ao som de forró eletrônico e suingueira.

Em ambos os dias, nos stands onde estão sendo expostas e comercializadas peças de artesanato de várias cidades do Litoral Oeste do Estado, montados nas ruas que ladeiam a Praça dos Mártires da Terra, o movimento foi bastante intenso, cumprindo um dos objetivos do V FESTIVAL RENDAS DE TRAIRI, o de Geração de Emprego e Renda, além da divulgação do trabalho dos artesãos.

Nenhum comentário: